Charge em homenagem aos atletas das Paralimpíadas 2012

Paralimpíadas Londres 2012

SUPERAÇÃO OLÍMPICA

A Cachaça da Happy Hour

A bela homenagem do ilustrador, chargista e cartunista Dum aos atletas que participam dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012. E só de curiosidade, você sabe por que o evento mudou de nome?

Foi o seguinte: até sua última edição, em 2008, os jogos esportivos envolvendo pessoas com algum tipo de deficiência, eram chamadas no Brasil de Paraolimpíadas.

No entanto, em novembro do ano passado, durante o lançamento da logomarca dos Jogos Paralímpicos de 2016, no Rio, o nome dos jogos perdeu a letra “o” e passou a ser chamado de Paralimpíadas a pedido do Comitê Paralímpico Internacional.

A intenção foi igualar o nome ao uso de todos os outros países de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, onde já se usava o termo Paralimpíadas. Além disso, a palavra “olimpíadas” é referente à outra organização esportiva, o Comitê Olímpico Internacional.

A palavra vem do inglês “paralympic”, que mistura o início do termo “paraplegic” e com o final de “olympics” para designar o atleta paralímpico.

(Clique na imagem acima para ampliar)

Deixe um comentário interessante neste artigo: