Celular pode sim causar câncer, admite OMS pela primeira vez

Celular causa câncer

30 MINUTOS POR DIA PODEM PROVOCAR A DOENÇA

Do blog ECOnsciência

Já se sabia que os telefones também matam – especialmente quando usados ao volante de um automóvel. Demorou 10 anos para isto ser admitido, mas agora a Organização Mundial de Saúde classificou como “possivelmente cancerígenas” as radiações emitidas pelos aparelhos celulares.

O alerta da OMS tem por base uma avaliação realizada por 31 cientistas de 14 países, que compilaram vários artigos científicos e produziram um extenso relatório para a Agência Internacional para a Investigação sobre o Câncer.

Os investigadores do IARC dizem que o uso de celulares, ao contrário dos micro-ondas e dos radares, torna-se “possivelmente cancerígeno” — desde que haja uma média de 30 minutos de conversação por dia durante 10 anos.

De acordo com a pesquisa, uma pessoa que tenha este nível de utilização tem mais probabilidade de vir a sofrer de um glioma (câncer maligno) ou de neuroma acústico (que pode ser removido por cirurgia).

A classificação de “possivelmente cancerígeno” é a terceira da escala da IARC, ficando atrás de “provavelmente cancerígeno”, e da primeira da escala, que vai direto ao ponto, sem meias palavras: simplesmente “cancerígeno”.

Informações completas no InforSalvador.

E aqui as recomendações da especialista Nora Volkow — que confirmou a alteração do funcionamento do cérebro devido ao uso dos celulares — para evitar ou pelo menos reduzir a exposição às radiações eletromagnéticas.

* * *

Blog ECOnsciência Inovadora

3 comentários em “Celular pode sim causar câncer, admite OMS pela primeira vez

  • Pingback: Cuidados com o Celular | BLOG do Grupo tecnoclim

  • 7 de junho de 2011 em 09:34
    Permalink

    Você percebeu que o assunto evaporou rapidinho dos noticiários em jornais, rádios e tevês? Mas não era para render altas matérias “de fundo” já que se trata de uma questão seríssima de saúde coletiva?

    Ah… mas acontece que os grandes fabricantes e redes varejistas — e as operadoras por tabela — são hoje os maiores anunciantes da mídia. Como os estoques são enormes, informar que o celular faz mal à saude na véspera do Dia dos Namorados pode causar infarto nos lojistas e AVC nos fabricantes. Percebe?

    Vai daí, o tema câncer x celular sumiu porque foi “convenientemente” tratado com Doril…

    Resposta

Deixe um comentário simpático neste artigo: