Carros poderão ser equipados com caixas-pretas em 3 anos

Carros com caixa-preta

ARAPONGAGEM AUTOMOTIVA

Do blog HotGaragem

A partir de 2015 — dentro de três anos, apenas — os automóveis também deverão ganhar um acessório de segurança parecido com as caixas-pretas usadas para descobrir as causas de acidentes com aviões.

Isso, por enquanto, nos EUA. Mas, uma vez que por aquelas bandas o dispositivo seja acoplado ao veículo para registrar dados e gravações de voz, dificilmente deixará de ser adotado nos outros países.

No que depender do Senado norte-americano, um projeto de lei recentemente divulgado obrigaria as montadoras de automóveis locais a incluírem caixas-pretas nos carros produzidos a partir desse período.

O objetivo seria o mesmo da aplicação original: ter acesso a dados como conversas entre o motorista e passageiros, além da velocidade e quilometragem de veículos envolvidos em acidentes.

Antes que surjam protestos sobre privacidade — eles vão surgir, e como! –, o Senado garantiu que a propriedade do conteúdo gravado é do dono do carro ou de quem estiver dirigindo em seu lugar.

A não ser que a entrega do material para investigações relativas a questões de “segurança” seja exigida pelo Departamento de Estado, pelo FBI, pela CIA…

Fonte

Deixe um comentário simpático neste artigo: