Buraco Negro IGR J17091 tem ventos de 32 milhões km/h

Vento 32 milhões km/h

BURACO NEGRO ASSUSTADOR

Do blog ECOnsciência

Para nós que andamos em automóveis que desenvolvem 150 ou 180 km/h dá para imaginar o estrago que faz, por exemplo, um furacão com ventanias nesta velocidade. Eventos climáticos registrando a metade disto, vez por outra fazem o Sul do país passar por tremendos sufocos.

Mas nossa parca compreensão da realidade não permite supor o que seria enfrentar ventos com 32 milhões de quilômetros horários, que é a velocidade alucinante da tempestade do sistema binário IGR J17091 — um dos buracos negros mais assustadores que os astrônomos da Nasa já descobriram.

A descoberta significa que os ventos deste buraco negro — a cerca de 28 mil anos-luz da Terra — são quase 10 vezes mais rápidos do que os de qualquer outro corpo celeste já encontrado, alcançando 3% da velocidade da luz.

Ao contrário do que se acredita sobre buracos negros, este do sistema IGR J17091 expele muito mais matéria do que absorve.

Os cientistas da agência espacial norte-americana supõem que campos magnéticos nos discos do buraco negro sejam os responsáveis pela produção dos ventos.

Fonte

Deixe um comentário simpático neste artigo: