Brasileiro prefere comprar produto nacional do que o importado


Estampas Made in Brazil

PREFERÊNCIA NACIONAL

Do blog NEMO Design

O nosso povo, cada vez mais bem informado e exigente, tem — sim! — a nítida percepção de que nem tudo o que vem de fora é sempre melhor do que as coisas que produzimos no Brasil, ao contrário do que quer fazer acreditar aquela minoria com complexo de viralata adepta da tese do quanto pior melhor.

O fato real e estimulante para nós, empreendedores, é que o consumidor brasileiro considera o produto nacional tão bom ou de melhor qualidade que o importado. E lembro ainda, com muita raiva: apesar da competição completamente desigual que enfrentamos com os estrangeiros.

Enfim, este foi o principal resultado de uma pesquisa da Ipsos Public Affairs, encomendada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O instituto fez 1.000 entrevistas em todo o País, no período compreendido entre maio e junho deste ano.

Os produtos de origem chinesa foram considerados ruins ou de péssima qualidade por 30% dos entrevistados, enquanto os artigos coreanos foram considerados péssimos ou ruins por 27% da amostra. Os produtos brasileiros, por sua vez, foram avaliados negativamente por apenas 2% dos entrevistados.

Os produtos mais bem avaliados foram os brasileiros, considerados como ótimos por 50% dos entrevistados, seguidos pelos artigos japoneses (27%) e ítens norte-americanos (26%).

Ao serem questionados sobre qual tipo de produto buscam preferencialmente ao fazer compra, 62% dos entrevistados afirmaram que preferem o nacional, enquanto 32% disseram ser indiferentes em relação à nacionalidade dos produtos. Só 3% buscam os importados.

Os resultados da pesquisa também mostram que a maioria (53%) considera que o produto nacional atende suas expectativas tanto em relação à qualidade quanto em relação a custos.

* Veja outros carimbos do tipo MADE IN aqui

* * *

NEMO - Estúdio & Oficina de Artesanato Inovador


Deixe um comentário interessante neste artigo: