Beleza do design é fundamental na compra de móveis novos

ESTÉTICA DO MÓVEL ATRAI O CONSUMIDOR

Projeto de Ana Marques

A beleza do design é o principal fator que decide a escolha de um móvel, mesmo que a compra seja motivada pela funcionalidade, segundo 41% dos consumidores brasileiros.

A constatação é de uma pesquisa realizada pela IEMI Inteligência de Mercado. A durabilidade e a resistência foram observadas por apenas 18,6% da população entrevistada.

A sofisticação, com 10,3%, veio antes da boa qualidade, apontada por apenas 9,2% como um fator importante.

O levantamento confirma que para os consumidores de móveis, a qualidade, a resistência e a durabilidade são fatores relevantes na decisão de compra, mas a estética do produto é fundamental.

Os produtos mais comprados, segundo a pesquisa, foram guarda-roupas (13,7%), sofás (12%) e cama box com colchão (8,5%). Não muito atrás, estão os armários de cozinha (8%) e os racks (7,5%).

CRESCIMENTO

Espera-se que o mercado moveleiro alcance um “pibão” de 5,5% em produção industrial em 2013, segundo projeções do instituto. O setor fechou 2012 com um aumento de 2% em peças.

Nas vendas do varejo, a pesquisa prevê um aumento de 6,8% em peças e 9,7% no faturamento. Melhor que no ano passado, que já foi muito bom, quando o mercado registrou respectivamente 4,5% e 8%.

A alta estaria relacionada ao fato de que, após a compra de produtos da linha branca e de automóveis no ano passado, a intenção dos consumidores é voltar suas economias para o mercado moveleiro. O ticket médio de compras é de R$ 1.170.

Mesmo que a motivação para a compra ainda seja a necessidade, um total de 41,3% afirmou comprar móveis todos os anos.

* O arrojado projeto de cadeira que ilustra o post é da designer industrial Ana Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *