Badabing! O novo aplicativo para fazer amigos pelados no Facebook

Amigos pelados na rede social

PARADA SINISTRA

A Cachaça da Happy Hour

Tem gente que busca amizades no Facebook somente levando em conta a quantidade de roupa — no caso, pouca — que as pessoas usam em suas fotos publicadas na rede social.

Por causa disso, um estudante chamado Erick Barto arrumou uma confusão dos diabos ao criar o aplicativo Badabing!, que permite identificar os futuros amigos peladões.

“Procure as fotografias sexy dos seus amigos instantaneamente” é o slogan do novo app, que custa em torno de um euro e meio — o equivalente a pouco menos de 4 reais.

Através de um sistema de reconhecimento da imagem, o Badabing! detecta e facilita achar imagens onde o tom de pele é predominante. Se a foto for de biquini ou sunga, aí então é tiro e queda, não escapa ao caçador tecnológico.

A publicidade é bastante clara: “Já navegou por todos os álbuns de fotografias de um amigo, à procura das imagens onde ele está numa praia, ou na piscina? O Badabing! dá uma ajuda e permite encontrá-las num minuto. Depois, compartilhe”, pode-se ler.

Várias associações já se insurgiram contra esta novidade tecnológica, alertando para os perigos que crianças e adolescentes enfrentam nas redes sociais.

Badabing! Facebook

O app é acusado de “facilitar a tarefa” a pessoas mal-intencionadas, que querem ter acesso a esse tipo de fotografias a fim de poderem publicá-las em sites pornográficos.

E isto, de fato, acontece com mais frequência do que se imagina: a Internet Watch Foundation flagrou mais de 12 mil casos de uso indevido de imagens compartilhadas no Facebook.

Erick Barto, o criador da Badabing!, ainda não prestou declarações. O seu colega de quarto, John Moses, diz apenas que o app vai “poupar imenso tempo na pesquisa de fotografias”.

Já um repórter do TechCrunch fez o download do aplicativo como teste. “Realmente funciona… e é um bocado assustador”, espantou-se.

Apesar de toda a polêmica, há quem defenda que este é apenas um recurso como muitos outros, já que foram as pessoas que tomaram a decisão de publicar as fotos, com plena consciência do seu conteúdo.

Resumindo, a ferramenta apenas se limitaria a reunir mais facilmente o que já está disponível online, sem ferir nenhum código de conduta.

Apesar das alegações, entidades tentam agora impedir a venda do Badabing!, mas a parada já se encontra disponível na iTunes Store, mesmo para smartphone.

Com JNP

2 comentários em “Badabing! O novo aplicativo para fazer amigos pelados no Facebook

Deixe um comentário interessante neste artigo: