Automóveis e caminhões aceleram ‘boom’ econômico do Rio


Segundo polo automotivo do Brasil

XÔ, ZICA!

Do blog HotGaragem

O Rio de Janeiro continua lindo… só que agora se dando bem, num novo ciclo econômico pra lá de virtuoso, depois de décadas votando mal, contra tudo e contra todos — e, verdade seja dita com todas as letras, sempre tomando um ferro federal por conta disso. É, muita coisa mudou mesmo, de repente.

Pelo que se observa, os fluminenses lavaram a alma e transferiram para os paulistas o seu característico conservadorismo político — rançoso, mau-humorado. Ao mesmo tempo, os cariocas se livraram do eterno complexo de ex-Capital da República para, pragmaticamente, cairem na real.

O resultado aparece aos olhos de todo o País, perplexo com uma repentina pujança que supera de longe as fronteiras geográficas do pré-Sal e os cronogramas pontuais dos Jogos Olímpicos de 2016.

Prova disto é que somente esta semana a gigante montadora francesa de automóveis Peugeot anunciou a duplicação da planta de sua unidade industrial em Resende, estrategicamente situada entre os maiores portos da região Sudeste e no centro do triângulo rodoviário Rio-Minas-São Paulo.

Fábrica de caminhões MAN

Como se fosse pouco, a fábrica de caminhões MAN (também em Resende) — que com o seu poderoso fôlego financeiro comprou a Volkswagen em 2009 — confirmou investimentos de R$ 1 bilhão no Brasil nos próximos cinco anos. Serão gerados pelo menos 3.500 empregos diretos.

Os caminhões de grana a serem despejados pela MAN até 2016 terão sete destinos, entre eles a criação de novos motores com tecnologia flex, movidos a diesel, gás e etanol.

Com a ampliação da fábrica da MAN (maior fabricante de caminhões da América Latina) e da Peugeot, o município de Resende se consolida como o segundo grande polo automobilístico do Brasil.

De quebra, a Nissan confirmou maciços investimentos para a construção de uma fábrica na região. A Volkswagen também planeja produzir ali o seu carro mundial novo Up!

E, assim, o Rio de Janeiro continua sendo…

Com informações do Terra

* * *

Blog Hot Garagem


Um comentário em “Automóveis e caminhões aceleram ‘boom’ econômico do Rio

  • 22 de outubro de 2011 em 01:44
    Permalink

    Concordo com você, brod. Emociona ver o que anda acontecendo no estado do Rio depois de meio século de estagnação . fui lá para cima do pais e notei o mesmo entusiasmo entre os nordestinos . Ando por Minas, só que não percebo nada de extraordinario, que chame atenção tanto assim…. governo tucano, né. Bem, o sul se garante de qualquer jeito. Enfim me parece que o Rio vai se transformar na nova locomotiva do Brasil na proxima duas décadas. Pelo menos é o que tenho lido em fontes alternativas e confiaveis na internet, porque essas coisas a imprensalona não mostra de jeito maneira . Oxalá possamos continuarmos otimistas.

    Resposta

Deixe um comentário simpático neste artigo: