Aumente seu stress adicionando chefe e família ao Facebook

Estresse no Facebook

‘MUY AMIGOS’ NO SEU PERFIL

A Cachaça da Happy Hour

Se tem um tipo de gente que chama a atenção de forma negativa no Facebook são as pessoas obcecadas em ampliar listas de amizades sem o menor critério.

A falsa popularidade, ostentada como símbolo de status, revela um espírito competitivo numa época em que a colaboração discreta encontra-se em alta.

Quem se enquadra nessa categoria deve dar atenção a uma pesquisa realizada pela Escola de Negócios da Universidade de Edimburgh, na Inglaterra.

Os caras descobriram que quanto mais círculos de contatos e amizades uma pessoa conecta em sua vida online, mais estresse causam as mídias sociais.

Isto porque quanto mais amplos os grupos relacionados ao perfil no Facebook, maiores as chances de que esses amigos causem uma ofensa pública.

Só que o que é ruim, pode até piorar: a ansiedade aumenta ainda mais quando a pessoa tem a infeliz ideia de adicionar chefes ou mesmo familiares.

A apreensão é justificada: pesquisas indicam que mais da metade dos empregadores já deixou de contratar alguém por algo visto nas redes sociais.

Amigos na rede social

Os pesquisadores de Edimburgh descobriram que, em média, os amigos de uma pessoa no Facebook pertencem a sete círculos sociais diferentes.

O grupo mais comum é o de amigos off-line, seguido pela família ampliada, irmãos e irmãs, amigos dos amigos e colegas.

O levantamento, que ouviu 300 pessoas, detectou ainda que apenas um terço usa as listas privadas do Facebook para divulgar suas atualizações.

A ferramenta permite controlar para quais grupos de amigos vão as informações. Ou seja, a maioria está sempre em risco de ter a sua vida devassada.

Então, se liga porque o tempo em que o Facebook costumava ser uma grande festa para todos os amigos, onde se podia dançar, beber e paquerar, já era!

“Agora, com pais, mães e chefes controlando tudo, a festa se tornou um evento cheio de potenciais armadilhas sociais”, conclui a pesquisa inglesa.

No Daily Mail

Deixe um comentário interessante neste artigo: