Assédio sexual com assobios e cantada na rua é ‘mico’


Mexer com mulherFIU-FIU NÃO FUNCIONA E PEGA MAL

Homens que assediam mulheres com assobios e comentários de teor sexual na realidade prejudicam o gênero masculino inteiro, constatou um estudo da Universidade de Connecticut, EUA, que analisou os sentimentos e as reações de mulheres que viram ou ouviram homens fazendo comentários desairosos para outras mulheres.

114 estudantes universitárias assistiram a um vídeo onde foram estimuladas a se imaginar como transeuntes, numa cena em que um homem fazia uma observação sexista para outra mulher ou simplesmente a cumprimentava.

Em seguida, as estudantes atribuíam pontuações a seus níveis de ansiedade, depressão, raiva e medo em relação aos homens e seu desejo de se afastar ou brigar com eles.

A pesquisa revelou que, além de ficarem incomodadas, as mulheres tendiam a interpretar a observação machista como insulto às mulheres e a sentir mais raiva e ficarem motivadas a adotar ações diretas contra os homens em geral.

“As mulheres sofrem consequências negativas diretas por serem alvos de preconceito e consequências indiretas na condição de transeuntes. Mas o sexismo também prejudica os homens. Sempre que as ações preconceituosas de um homem isolado são atribuídas à sua condição masculina, esse homem vai impactar a visão que as mulheres têm dos homens em geral e as reações delas aos homens”, concluiu o estudo.

Deixe um comentário interessante neste artigo: