As grosserias de William Bonner na entrevista com Dilma

 

Grosseria de William Bonner contra Dilma Roussef

Do Blog Chefe de Redação

A entrevista de Dilma Rousseff ao Jornal Nacional, nesta segunda-feira, 09, foi um laboratório amplo de como o jornalismo pode utilizar estereótipos vazios em uma campanha eleitoral. William Bonner interrompeu a candidata a toda hora, impedindo sequer uma resposta completa. Algo tão desastrado e mal-educado que obrigou Fátima Bernardes, do alto de sua elegância, a calá-lo com um sinal, para que parasse de ser inconveniente.

O DIA EM QUE WILLIAM BONNER ESCORREGOU

Por Luis Nassif *

A entrevista de Dilma Rousseff ao Jornal Nacional foi um laboratório amplo de como o jornalismo pode utilizar estereótipos vazios em uma campanha eleitoral.

Não se vá exigir de William Bonner e Fátima Bernardes – dois ótimos apresentadores – conhecimento que vá além dos bordões das televisões. Quem detém mais conhecimento são comentaristas, especialmente os que passaram pela imprensa escrita, antes de chegarem à TV.

TV aberta não privilegia conteúdo. Trabalha sempre em cima do bordão, em geral repetitivo para poder alcançar a faixa mais ampla de público. Como tal, há um nivelamento por baixo. A arte na TV aberta consiste no apresentador falar uma banalidade em tom grave e convincente.

Mais que isso, em emissoras partidárias – como é o caso da Globo – cria-se um mundo à parte, força-se a reportagem sempre em uma mão única. E aí sucumbem vítima de um problema bastante estudado na sociologia da comunicação: acreditam que o mundo real é aquele espelhado em suas reportagens; e, como não há o contraditório interno, acredita-se na eficácia de bordões que, na verdade, só são eficientes quando não existe alguém do outro lado para rebater.

Entrevistas têm esse grave inconveniente em que o entrevistador é obrigado a dar a palavra ao entrevistado. Tudo fica mais difícil.

Na entrevista, Bonner se limitou a perguntar da dependência de Dilma em relação à Lula, sobre o fato de ela ser mulher dura, pouco propensa a negociar politicamente; e, depois, na mesmíssima entrevista, do fato de sua chapa ser vítima do excesso de negociação, ao abrigar parlamentares e partidos polêmicos.

Enfim, um samba do polemizador polifásico – aquele que junta um monte de bordões e não se dá conta de que não guardam coerência sequer entre si. Acusada por não saber negociar; acusada por negociar em excesso.

A consequência foi Dilma rebatendo com facilidade cada bobagem dita, reforçando o discurso social, mas sem avançar em uma proposta sequer de programa, explicando a lógica das alianças políticas. E William Bonner interrompendo-a a toda hora, impedindo que a candidata emitisse uma resposta completa.

Algo tão desastrado e mal-educado que obrigou Fátima Bernardes, do alto de sua elegância, a calá-lo com um sinal, para que parasse de ser inconveniente.

Via blog do Luis Nassif

* * *

Blog Chefe de Redação

23 comentários em “As grosserias de William Bonner na entrevista com Dilma

  • 22 de agosto de 2014 em 10:54
    Permalink

    Gostaria de sugerir a leitura de um post, escrito por quem teve proximidade profissional com William Bonner. Você sabia que ele NÃO É jornalista, mas publicitário?

    Isto talvez explique, em boa parte, a evidente campanha de marketing político que o “âncora” do JN ajuda a comandar dentro da TV Globo. O texto é esclarecedor.

    http://www.viomundo.com.br/opiniao-do-blog/publicitario-william-bonner-nosso-lou-dobbs-mostra-que-e-bom-de-marketing.html

    Resposta
  • 21 de agosto de 2014 em 23:53
    Permalink

    William Bonner sempre foi um excelente apresentador do Telejornal da Globo. Ponderado, comedido mas sem deixar de cumprir a sua missão – a de comunicar, com muita competência, sempre.

    Causa-me espanto, entretanto, a postura realmente agressiva adotada na entrevista com os três candidatos. Será que tal estratégia não foi definida pela GLOBO? Sabe-se, pelos quatro cantos do Brasil – que a GLOBO não privilegia a autonomia entre os seus colaboradores.

    Penso que as críticas feitas a William Bonner deveriam ser alvo de uma análise realmente séria, no sentido de entender o que está por trás de tudo isso.

    Quanto ao fato da candidata ser eleita, ou ganhar pontos na pesquisa só o tempo dirá. Os brasileiros têm tantos elementos para analisar o governo da Presidente Dilma! Será que somos tão ingênuos ao ponto de mudar de opinião diante desse embróglio?

    Resposta
    • 22 de agosto de 2014 em 10:44
      Permalink

      Certamente a ordem veio de cima, Fátima. Bonner é muito, mas muito bem pago mesmo para desempenhar dois papéis: o de boneco de ventríloquo e escudo dos patrões.

      Pode até respirar o ar exalado pelos irmãos Marinho, mas apenas repete o que determinam e se expõe publicamente, como bucha de canhão, ao bombardeio de críticas.

      Resposta
      • 22 de agosto de 2014 em 12:45
        Permalink

        Lamentável, Paulo Maurício. Sem querer entrar na defesa de Bonner (mas o fiz na publicação acima, porque sempre o admirei como o redator-chefe do Jornal Nacional. Ele é competente. Ninguém pode negar.)

        O que me pergunto é como uma empresa do porte da GLOBO pode se comportar como uma Organização autoritária, centralizadora e outras características que não cabem mais na dinâmica contemporânea global. Precisamos de líderes que privilegiem a AUTONOMIA entre os seus colaboradores.

        Certamente a cultura do poder que prevalece entre os descendentes da família Marinho representa a eterna continuidade do seu mentor. Lamentável, enquanto uma empresa que tem a missão de levar informação, em nível local e mundial, aos seus telespectadores possa se desviar do seu principal objetivo que é INFORMAR SEM ISENÇÃO.

        Resposta
  • 21 de agosto de 2014 em 12:38
    Permalink

    Fiquei estarrecida diante de tanta grosseria, não esperava que a Globo chegasse a tanto, a Dilma foi muito diplomática e elegante, conquistou meu voto

    Resposta
  • 30 de outubro de 2010 em 00:35
    Permalink

    no debate que deveria ser democratico que aconteceu hoje 30\ 10\ 2010 bonner escorregou outra vez no cronometro do tempo prejudicando a candidata dilma, apesar de voce globo vai dar PT

    Resposta
  • 10 de setembro de 2010 em 10:45
    Permalink

    Até quando teremos que cantar “apesar de você” do Chico Buarque?. Terrible!

    Resposta
  • 10 de agosto de 2010 em 23:18
    Permalink

    Lula dá flor a Dilma pela paciência no JN diante da grosseria de Bonner

    Durante o comício em Belo Horizonte na noite desta terça-feira, o presidente Lula deu uma rosa à candidata Dilma Rousseff por ter mantido a “calma” na entrevista dada na véspera ao Jornal Nacional:

    “Dilma, pela tua paciência, pela tua grandeza, queria te dar essa rosa e dizer pra você: não fique nervosa nunca, não perca as estribeiras nunca, não aceite provocação nunca, porque a verdade nua e crua é que tem muita gente com medo que uma mulher possa provar que tem mais capacidade de fazer muita coisa do que os homens já fizeram”, disse Lula em um discurso inflamado em que atacou frontalmente a oposição.

    Dilma foi a primeira presidenciável entrevistada por William Bonner e Fátima Bernardes, da TV Globo. Lula achou os ancoras agressivos com a candidata.

    “Eu sinceramente esperava que, pelo fato de ser mulher e candidata, que o entrevistador tivesse um pouco mais de gentileza com a nossa candidata”, afirmou ele, levando a plateia aos gritos.

    (Da Agência Reuters)

    Resposta
    • 22 de agosto de 2014 em 09:57
      Permalink

      Que lindo, Sr. Ex-Presidente!

      Mais uma de suas estratégias inteligente – e haja Inteligência Social no senhor – mas há tantas questões bem mais sérias que essas …. que não seriam resolvidas com uma flor, mas com seriedade e respeito ao povo brasileiro

      Fátima Gagliano
      Salvador – Bahia

      Resposta
  • 10 de agosto de 2010 em 17:49
    Permalink

    Na sinceridade, meu, vendo o vídeo de novo, do jeito que o mangano tava alterado, dando pulos na cadeira, babando pelos cantos da boca, com os olhos esbugalhado, meu, vai ver que antes ele fumou uma pedra das boa… “potencializada”, meu, ou cheirou, sei lá, porque normal ele num tava não, meu, mas num tava mesmo…

    Resposta
  • 10 de agosto de 2010 em 15:53
    Permalink

    Uma coisa ficou clara e temos que admitir. Através do Boner mais uma vez a Globo deu uma contribuição em seu enorme esforço para “inovar” o jornalismo brasileiro: perguntar e não deixar a entrevistada responder.

    Resposta
  • 10 de agosto de 2010 em 12:09
    Permalink

    Nos comentários dos blogs está todo mundo comparando o Bonner a um pitbull ou rottweiler hidrófobo. Nada disso! O que eu vi ali foi apenas um BURRO de marca maior que, ao exagerar feio na dose de agressividade, pode ter jogado definitivamente no colo da Dilma essa eleição ainda no primeiro turno.

    Só mesmo um idiota não enxerga que o brasileiro comum é emotivo, que toma as dores de quem é agredido injustamente, que fica SEMPRE do lado dos que são discriminados por atitudes e comportamentos arrogantes, e por aí vai.

    Portanto, os marqueteiros do Planalto devem ter tomado um porre de felicidade e comemorado a madrugada inteira o incrível erro tático da Globo, através de seu pau-mandado.

    Lascado está o Serra. Com partidários na imprensa com esse nível de QI, sei não… ainda acaba em terceiro lugar, atrás da Marina.

    Resposta
  • 10 de agosto de 2010 em 11:01
    Permalink

    Resultado prático da c@g@d@ de ontem do casal “caras & bocas”: no curto prazo a Dilma ganha vários milhões de votos, no médio prazo o Jornal Nacional cai mais alguns pontos na audiência e no longo prazo a TV Globo também amarga a queda no faturamento publicitário.

    Resposta
  • 10 de agosto de 2010 em 10:33
    Permalink

    O bicho estava sem a focinheira mas a corrente até que prendia bem o cão raivoso no pé da bancada, caso contrário teria voado por cima da sua fêmea para estraçalhar a jugular da Dilma.
    Sem brincadeira, na hora foi essa a imagem que me veio à cabeça e eu fiquei pensando de onde pode sair tanto ódio contra uma pessoa. Imagina como ele deve tratar as pessoas comuns.

    Resposta
  • 10 de agosto de 2010 em 08:14
    Permalink

    Na medida em que envelhece o Boner mais parecido fica com o Boris: também não gosta de mulher……..

    Resposta
  • 10 de agosto de 2010 em 01:02
    Permalink

    Eu também fiquei horrorizada e me senti atingida pela grosseria machista desse imbecilóide metido a troglodita e sua mulherzinha indigna e submissa. Me desculpe pelo desabafo, mas sabe o que eles conseguiram com aquela postura deplorável? Consolidar a minha intenção de voto na candidata Dilma Roussef. De uma vez por todas e sem volta!

    Resposta
  • 10 de agosto de 2010 em 00:31
    Permalink

    Cheguei agora de uma zappeada pelo google e é impressionante a quantidade de links de posts e comentários já indexados sobre o que aconteceu ainda há pouco na TV Globo. A indignação com a falta de educação e agressividade do casal 20 é geral. Nunca tinha visto nada parecido antes. Praticamente todas as mensagens são de solidariedade contra o massacre que PRETENDERAM submeter a Dilma, que saiu-se muitíssimo bem do tiroteio, diga-se de passagem. Quem quiser pode conferir usando as palavras-chave. Acho que eles é que gastaram toda a munição dando tiros nos próprios pés. Agora se pegarem leve demais ou puxarem o saco do Serra quando chegar a vez dele aí é que ela leva essa no primeiro turno, molinho, molinho. A armação ficou muito escancarada.

    Resposta
    • 10 de agosto de 2010 em 09:29
      Permalink

      LAMENTÁVEL a postura do casal Willian Boner!!! Deram tiro nos pés!!!
      A candidata manteve-se sobre controle total, mesmo sendo estimulada a perder!
      Espero que os debates da TV GLOBO não sejam com o WILLIAN BONER como mediador!
      Ele não tem controle, não sabe ser imparcial, é agressivo, e fica tentando denegrir a imagem do político como se fosse o adversário!
      L A M E N T Á V E L!!!
      Tem que ser criado o CALA BOCA WILLIAN BONER!!!!
      Tem que respeitar o candidato independente de quem seja e que valor tenha!
      A Globo tem que chamar um profissional a altura para participar dos debates na época da eleição!!!
      E outra coisa… o casal já deu!!! A globo tem que OXIGENAR! Foram tão resistente em trocar os apresentadores do FANTÁSTICO e foi a melhor coisa que aconteceu!
      Coloque um casal novo!

      Resposta
  • 10 de agosto de 2010 em 00:08
    Permalink

    Foram fazê melda no JN e deu no que deu: tá bombando no twitter o #CalaBocaWilliamBonner

    Resposta
  • 9 de agosto de 2010 em 23:46
    Permalink

    Hilário! Vejam só o que o Nassif postou lá no blog dele:

    BONNER ATACA AFILIADAS DA GLOBO

    Essa campanha vai entrar para os anais do humorismo brasileiro.

    Na entrevista com Dilma Rousseff, William Bonner apresentou como fato comprometedor o apoio de José Sarney, Jader Barbalho e Fernando Collor de Mello, apontados como “coronéis” políticos.

    Esqueceu de um detalhe: além de coronéis políticos, são coronéis eletrônicos. E todos fazem parte da Rede Globo de Televisão.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk……….

    Resposta
  • 9 de agosto de 2010 em 23:37
    Permalink

    hehehehehehe… depois do calaboca que a Fatima deu no Willian acho que o casal 20 vai dormir em camas separadas esta noite…

    Resposta
  • 9 de agosto de 2010 em 23:22
    Permalink

    Só por causa do que o bonner fez hoje aposto todas as minhas fichas como a Dilma ganhou de 2 a 3 pontos no ibope.
    Quanto mais eles demonstrarem esse ódio todo, mais votos ela acabará recebendo.
    Está todo mundo percebendo a intenção da mídia. Quer valer quanto?

    Resposta
  • 9 de agosto de 2010 em 22:56
    Permalink

    Eu até gostei que o WB tenha entrado em cena mostrando a ferradura bamba. Foi ótimo, não sabia que ela tava com o cravo e a marreta não. Conclusão: o pangaré levou uma tremenda “ferrada” da nossa presidenta.

    Resposta

Deixe um comentário interessante neste artigo: