As grosserias de William Bonner na entrevista com Dilma
A entrevista de Dilma Rousseff ao Jornal Nacional, nesta segunda-feira, 09, foi um laboratório amplo de como o jornalismo pode utilizar estereótipos vazios em uma campanha eleitoral. William Bonner interrompeu a candidata a toda hora, impedindo sequer uma resposta completa. Algo tão desastrado e mal-educado que obrigou Fátima Bernardes, do alto de sua elegância, a calá-lo com um sinal, para que parasse de ser inconveniente.
O DIA EM QUE WILLIAM BONNER ESCORREGOU
Por Luis Nassif *
A entrevista de Dilma Rousseff ao Jornal Nacional foi um laboratório amplo de como o jornalismo pode utilizar estereótipos vazios em uma campanha eleitoral.
Não se vá exigir de William Bonner e Fátima Bernardes – dois ótimos apresentadores – conhecimento que vá além dos bordões das televisões. Quem detém mais conhecimento são comentaristas, especialmente os que passaram pela imprensa escrita, antes de chegarem à TV.
TV aberta não privilegia conteúdo. Trabalha sempre em cima do bordão, em geral repetitivo para poder alcançar a faixa mais ampla de público. Como tal, há um nivelamento por baixo. A arte na TV aberta consiste no apresentador falar uma banalidade em tom grave e convincente.
Mais que isso, em emissoras partidárias – como é o caso da Globo – cria-se um mundo à parte, força-se a reportagem sempre em uma mão única. E aí sucumbem vítima de um problema bastante estudado na sociologia da comunicação: acreditam que o mundo real é aquele espelhado em suas reportagens; e, como não há o contraditório interno, acredita-se na eficácia de bordões que, na verdade, só são eficientes quando não existe alguém do outro lado para rebater.
Entrevistas têm esse grave inconveniente em que o entrevistador é obrigado a dar a palavra ao entrevistado. Tudo fica mais difícil.
Na entrevista, Bonner se limitou a perguntar da dependência de Dilma em relação à Lula, sobre o fato de ela ser mulher dura, pouco propensa a negociar politicamente; e, depois, na mesmíssima entrevista, do fato de sua chapa ser vítima do excesso de negociação, ao abrigar parlamentares e partidos polêmicos.
Enfim, um samba do polemizador polifásico – aquele que junta um monte de bordões e não se dá conta de que não guardam coerência sequer entre si. Acusada por não saber negociar; acusada por negociar em excesso.
A consequência foi Dilma rebatendo com facilidade cada bobagem dita, reforçando o discurso social, mas sem avançar em uma proposta sequer de programa, explicando a lógica das alianças políticas. E William Bonner interrompendo-a a toda hora, impedindo que a candidata emitisse uma resposta completa.
Algo tão desastrado e mal-educado que obrigou Fátima Bernardes, do alto de sua elegância, a calá-lo com um sinal, para que parasse de ser inconveniente.
Via blog do Luis Nassif
* * *






















no debate que deveria ser democratico que aconteceu hoje 30\ 10\ 2010 bonner escorregou outra vez no cronometro do tempo prejudicando a candidata dilma, apesar de voce globo vai dar PT
[Responder]
Até quando teremos que cantar “apesar de você” do Chico Buarque?. Terrible!
[Responder]
Lula dá flor a Dilma pela paciência no JN diante da grosseria de Bonner
Durante o comício em Belo Horizonte na noite desta terça-feira, o presidente Lula deu uma rosa à candidata Dilma Rousseff por ter mantido a “calma” na entrevista dada na véspera ao Jornal Nacional:
“Dilma, pela tua paciência, pela tua grandeza, queria te dar essa rosa e dizer pra você: não fique nervosa nunca, não perca as estribeiras nunca, não aceite provocação nunca, porque a verdade nua e crua é que tem muita gente com medo que uma mulher possa provar que tem mais capacidade de fazer muita coisa do que os homens já fizeram”, disse Lula em um discurso inflamado em que atacou frontalmente a oposição.
Dilma foi a primeira presidenciável entrevistada por William Bonner e Fátima Bernardes, da TV Globo. Lula achou os ancoras agressivos com a candidata.
“Eu sinceramente esperava que, pelo fato de ser mulher e candidata, que o entrevistador tivesse um pouco mais de gentileza com a nossa candidata”, afirmou ele, levando a plateia aos gritos.
(Da Agência Reuters)
[Responder]
Na sinceridade, meu, vendo o vídeo de novo, do jeito que o mangano tava alterado, dando pulos na cadeira, babando pelos cantos da boca, com os olhos esbugalhado, meu, vai ver que antes ele fumou uma pedra das boa… “potencializada”, meu, ou cheirou, sei lá, porque normal ele num tava não, meu, mas num tava mesmo…
[Responder]
Uma coisa ficou clara e temos que admitir. Através do Boner mais uma vez a Globo deu uma contribuição em seu enorme esforço para “inovar” o jornalismo brasileiro: perguntar e não deixar a entrevistada responder.
[Responder]
Nos comentários dos blogs está todo mundo comparando o Bonner a um pitbull ou rottweiler hidrófobo. Nada disso! O que eu vi ali foi apenas um BURRO de marca maior que, ao exagerar feio na dose de agressividade, pode ter jogado definitivamente no colo da Dilma essa eleição ainda no primeiro turno.
Só mesmo um idiota não enxerga que o brasileiro comum é emotivo, que toma as dores de quem é agredido injustamente, que fica SEMPRE do lado dos que são discriminados por atitudes e comportamentos arrogantes, e por aí vai.
Portanto, os marqueteiros do Planalto devem ter tomado um porre de felicidade e comemorado a madrugada inteira o incrível erro tático da Globo, através de seu pau-mandado.
Lascado está o Serra. Com partidários na imprensa com esse nível de QI, sei não… ainda acaba em terceiro lugar, atrás da Marina.
[Responder]
Resultado prático da c@g@d@ de ontem do casal “caras & bocas”: no curto prazo a Dilma ganha vários milhões de votos, no médio prazo o Jornal Nacional cai mais alguns pontos na audiência e no longo prazo a TV Globo também amarga a queda no faturamento publicitário.
[Responder]
O bicho estava sem a focinheira mas a corrente até que prendia bem o cão raivoso no pé da bancada, caso contrário teria voado por cima da sua fêmea para estraçalhar a jugular da Dilma.
Sem brincadeira, na hora foi essa a imagem que me veio à cabeça e eu fiquei pensando de onde pode sair tanto ódio contra uma pessoa. Imagina como ele deve tratar as pessoas comuns.
[Responder]
Na medida em que envelhece o Boner mais parecido fica com o Boris: também não gosta de mulher……..
[Responder]
Eu também fiquei horrorizada e me senti atingida pela grosseria machista desse imbecilóide metido a troglodita e sua mulherzinha indigna e submissa. Me desculpe pelo desabafo, mas sabe o que eles conseguiram com aquela postura deplorável? Consolidar a minha intenção de voto na candidata Dilma Roussef. De uma vez por todas e sem volta!
[Responder]
Cheguei agora de uma zappeada pelo google e é impressionante a quantidade de links de posts e comentários já indexados sobre o que aconteceu ainda há pouco na TV Globo. A indignação com a falta de educação e agressividade do casal 20 é geral. Nunca tinha visto nada parecido antes. Praticamente todas as mensagens são de solidariedade contra o massacre que PRETENDERAM submeter a Dilma, que saiu-se muitíssimo bem do tiroteio, diga-se de passagem. Quem quiser pode conferir usando as palavras-chave. Acho que eles é que gastaram toda a munição dando tiros nos próprios pés. Agora se pegarem leve demais ou puxarem o saco do Serra quando chegar a vez dele aí é que ela leva essa no primeiro turno, molinho, molinho. A armação ficou muito escancarada.
[Responder]
Sandra disse:
10 de agosto de 2010 às 09:29
LAMENTÁVEL a postura do casal Willian Boner!!! Deram tiro nos pés!!!
A candidata manteve-se sobre controle total, mesmo sendo estimulada a perder!
Espero que os debates da TV GLOBO não sejam com o WILLIAN BONER como mediador!
Ele não tem controle, não sabe ser imparcial, é agressivo, e fica tentando denegrir a imagem do político como se fosse o adversário!
L A M E N T Á V E L!!!
Tem que ser criado o CALA BOCA WILLIAN BONER!!!!
Tem que respeitar o candidato independente de quem seja e que valor tenha!
A Globo tem que chamar um profissional a altura para participar dos debates na época da eleição!!!
E outra coisa… o casal já deu!!! A globo tem que OXIGENAR! Foram tão resistente em trocar os apresentadores do FANTÁSTICO e foi a melhor coisa que aconteceu!
Coloque um casal novo!
[Responder]
Foram fazê melda no JN e deu no que deu: tá bombando no twitter o #CalaBocaWilliamBonner
[Responder]
Hilário! Vejam só o que o Nassif postou lá no blog dele:
BONNER ATACA AFILIADAS DA GLOBO
Essa campanha vai entrar para os anais do humorismo brasileiro.
Na entrevista com Dilma Rousseff, William Bonner apresentou como fato comprometedor o apoio de José Sarney, Jader Barbalho e Fernando Collor de Mello, apontados como “coronéis” políticos.
Esqueceu de um detalhe: além de coronéis políticos, são coronéis eletrônicos. E todos fazem parte da Rede Globo de Televisão.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk……….
[Responder]
hehehehehehe… depois do calaboca que a Fatima deu no Willian acho que o casal 20 vai dormir em camas separadas esta noite…
[Responder]
Só por causa do que o bonner fez hoje aposto todas as minhas fichas como a Dilma ganhou de 2 a 3 pontos no ibope.
Quanto mais eles demonstrarem esse ódio todo, mais votos ela acabará recebendo.
Está todo mundo percebendo a intenção da mídia. Quer valer quanto?
[Responder]
Eu até gostei que o WB tenha entrado em cena mostrando a ferradura bamba. Foi ótimo, não sabia que ela tava com o cravo e a marreta não. Conclusão: o pangaré levou uma tremenda “ferrada” da nossa presidenta.
[Responder]