Árvores cultivadas com a forma final de cadeiras e mesas

MÓVEL CRIADO POR CARPINTEIRO NATURAL

Árvore modelada como cadeira

Plantações de árvores que se desenvolvem desde a germinação com a forma de cadeiras, mesas e outros móveis, como que magicamente modeladas por um carpinteiro natural.

Seria o equivalente às mais modernas técnicas de impressão 3D, só que orgânicas, porque utilizam a terra, a água, o ar e a luz do sol como suas principais matérias-primas.

Modelagem de árvore como mesa

O truque consiste em fazer subir os troncos e galhos dos vegetais por moldes de chapas de aço ou estruturas de vergalhões, com o formato pré-estabelecido pelos designers.

Em determinadas fases alguns ramos são enxertados para que o objeto forme um todo contínuo de madeira – sem juntas ou pregos. Após a “colheita”, as faces são aplainadas.

Estrutura para modelar móveis

Obviamente, se trata de um investimento de longo prazo, pois todo o processo de desenvolvimento leva de quatro a oito anos para ser concluído, dependendo da madeira utilizada.

Isto pode parecer uma eternidade, mas considere o tempo e o esforço necessários para produzir uma peça convencional de mobiliário a partir do manejo das florestas cultivadas.

Cultivo de árvores para móveis

E o que é pior, com a derrubada de espécies raras e nobres, com mais de 50 anos de idade, e os impactos ambientais decorrentes do abate, como a erosão, a desertificação e etc.

Os primeiros 400 móveis projetados pela empresa inglesa Full Grown chegam ao mercado em meados de 2017. É coisa para amantes da arte: cada cadeira custará algo como R$ 14 mil.

Guias para troncos e galhos

Clique nas imagens para ampliar e nos links sublinhados para ver e saber mais.

Deixe um comentário interessante neste artigo: