Arroz de Festa, do Contra, Hooligans e Maricotas no Facebook

Perfil usuários redes sociais

QUAL É A SUA CARA NAS REDES SOCIAIS?

A Cachaça da Happy Hour

Um em cada 3 brasileiros já utiliza as redes sociais, revela pesquisa com 1.300 pessoas de 70 cidades do País. Desses 65 milhões de internautas — ou um terço da população — pelo menos 84% têm conta no Facebook.

O estudo da Hello Research traçou um amplo perfil desses internautas, dividindo-os entre quatro categorias principais:

1- “Arroz de Festa”, os mais ativos (30% de todos os usuários de redes sociais);

2- “Do Contra”, politizados que reclamam de tudo o que veem na rede (27%);

3- “Hooligans”, pessoas que falam quase só sobre futebol (22%);

4- “Maricotas”, que dão preferência aos temas autoajuda e novela (21%).

55% dos brasileiros que usam redes sociais vivem na região sudeste, enquanto 20% são do Nordeste, 12% do Sul, 7% do Norte e 6% do Centro-Oeste.

PERFIS

As pessoas enquadradas como “arroz de festa”, que podem também ser chamadas de “heavy users” dado o frequente uso dos sites, comentam todos os tipos de assunto. Costuma compartilhar conteúdos de que gostam, em vez de somente curtir.

Já os “do contra” apagam ou bloqueiam um contato quando ele posta algo que desagrada. Não publicam conteúdo nas redes, que acessam pouco. Pertencem às classes socioeconômicas A e B e têm entre 31 e 50 anos.

Homens que falam abertamente nesses sites sobre piadas, sexo e, principalmente, futebol, encaixam-se na categoria dos “hooligans” virtuais. Quando veem algo aprazível, clicam no botão curtir.

O último grupo, formado pelas “maricotas”, é um verdadeiro Clube da Luluzinha digital. Nunca fala sobre política, mas sempre sobre novela — em parte porque “conta com a presença de muitas donas de casa”, como definiu Stella Mattos, diretora de contas da Hello Research.

MSN E ORKUT RESISTEM

Entre os cerca de 55 milhões de usuários do Facebook que há no Brasil, segundo o levantamento, 67% deles ainda usam o MSN, serviço de mensagens instantâneas que vai ser descontinuado no ano que vem.

Outro serviço considerado um dinossauro digital, o Orkut (do Google) segue sendo acessado por 55% dos que estão no Facebook.

A outra empreitada do gigante das buscas no mundo social, o Google+, foi utilizada por apenas 12% dos brasileiros com perfil no Facebook.

Fonte

Deixe um comentário simpático neste artigo: