Apoio da velha mídia custou a José Serra uma Mega-Sena por mês

O TROLOLÓ DE JOSÉ SERRA

O Chefe de Redação

Esta ‘notícia-bomba‘ é para os poucos que ainda não conseguem enxergar o óbvio: o apoio escancarado da velha mídia a políticos decadentes de direita. E talvez explique, em parte, os índices ‘malufianos’ de rejeição pelo eleitorado mais esclarecido.

Na campanha presidencial de 2010, José Serra deu R$ 17,6 milhões por mês ao dispositivo midiático demotucano para veicular publicidade do governo de São Paulo. E, em retribuição, ganhar espaço para ver seus ‘trololós’ destacados nas manchetes.

José Serra - Trololó

A cifra corresponde à transfência pelo tucano de 980 salários mínimos por dia (ou 40 salários por hora), uma Mega-Sena por mês (a do último sábado foi de R$ 17 milhões), aos veículos que (ostensivamente) o apoiam.

Durante a gestão Serra em SP (2007/2011), o governo do Estado transferiu R$ 608,9 milhões à mídia ‘isenta’ para comprar espaço publicitário.

Significa que Serra, sozinho, repassou aos veículos que formam o dispositivo midiático conservador um valor equivalente a 30% dos gastos totais com publicidade do governo federal no mesmo período.

E sabe aonde os valores absolutos foram publicados? Pela insuspeita (porque beneficária da maracutaia) Folha de S.Paulo.

O auge da generosidade tucana foi no ciclo eleitoral de 2009/2010: R$ 246 milhões.

A Globo (claro) foi a mais aquinhoada na gestão Serra: R$ 210 milhões, 50% do total destinado a TVs, embora sua fatia na audiência seja declinante no período — caiu de 41% para 38% do total.

Serra destinou às TVs religiosas (o que justifica o apoio histérico recebido do Malafaia) mais recursos do que à TV Cultura, cuja audiência é superior.

A empresa de publicidade que intermediou a maioria dos contratos, ficando com 20% de comissão — como acontecia com o Valerioduto –, foi a ‘Lua’, cujo proprietário é Rodrigo Gonzales.

E que é esse tal Rodrigo? O filho do publicitário Luiz Gonzales, o marqueteiro de Serra e Alckmin, que fez a campanha presidencial do tucano em 2010 e comanda a atual, à prefeitura de SP.

A agência Lua também tem a conta publicitária da Dersa e do programa Nota Fiscal Paulista. Simples assim…

– – –

Com informações de Saul Leblon, no Blog das Frases

Deixe um comentário simpático neste artigo: