Antonio Barreto, o retorno, com Big Brother Imbecil, o livro

PEDRO BIAL VOLTARÁ A ESPUMAR DE RAIVA

Big Brother Brasil, um programa imbecil e outros cordéis

O cordelista genial que ganhou fama nacional ao encostar o mestre de cerimônias do BBB Pedro Bial no paredão e fazer tremer as estruturas carcomidas da Rede Globo volta a atacar impiedosamente.

O bom baiano Antonio Barreto retorna agora com o apoio oficial da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia para o lançamento de seu novo livro Big Brother Brasil, um programa imbecil e outros cordéis.

A publicação, que também recebe o suporte estratégico da Fundação Pedro Calmon, não é apenas mais uma reunião de folhetos, por várias razões: primeiramente por se tratar de uma belíssima edição.

É que a Quarteto Editora procurou dar aos textos do autor um tratamento editorial luxuoso, o que reitera a importância do gênero como referência cultural.

E esse não é mais um lançamento de folhetos de cordel também porque Barreto não é um simples cordelista — é bem mais do que isto.

O poeta de Santa Bárbara consegue, mais que denunciar e satirizar as dores do dia-a-dia, fazê-lo com muita reverência às metrificações que regem e caracterizam o gênero.

A Voz do Cordel, como é conhecido, recupera, assim, uma tradição trovadoresca rigorosa, ao tempo que cumpre tudo isso com muito frescor e vitalidade.

O início da noite do dia 16 de maio, 5ª feira, promete ser muito descontraído porque terá a animação da música do Grupo Tapuia, que traz a fina flor do cancioneiro nordestino para alegrar o evento.

Big Brother Brasil, um programa imbecil e outros cordéis (FPC/ Quarteto Editora, 2013) é o volume 5 da Coleção Estante de Bolso e chega para ratificar a importância do texto alegre e irreverente na formação do leitor.

Quem estiver em Salvador, compareça e leve a família!

Deixe um comentário simpático neste artigo: