Água: você sabe calcular o tamanho da sua pegada hídrica?

PASSO-A-PASSO DO SEU CONSUMO DE ÁGUA

Rastros d'água

A mídia segurou o assunto tanto quanto possível, até o final das eleições, mas a partir de segunda-feira você só vai ouvir falar em racionamento e falta d’água em São Paulo e Minas Gerais.

Para quem vive nesses estados – mesmo que bem tardiamente – será o momento apropriado para refletir, pensar na quantidade de água que cada um economiza ou desperdiça a cada dia.

Ao contrário do que possa parecer, os gastos com a água não estão ligados apenas ao tempo no banho, à lavagem do carro, garagem ou àquele copo de água que matou a sua sede.

Existe também o conceito de água virtual que é a quantidade do recurso utilizada em larga escala por inúmeros setores econômicos para produzir alimentos, roupas e outros utensílios.

Todas as escolhas, hábitos e consumos geram algum impacto ambiental. Assim como existem calculadoras que mensuram as emissões de gases de efeito estufa da rotina das pessoas, também é possível computar a quantidade de água gasta para realizar todas estas tarefas.

O conceito de água virtual é extremamente necessário para que esta somatória seja possível.

Água - Leonardo Lira

NÃO PRECISA REZAR: USE O APLICATIVO PARA MEDIÇÃO

Antes de fazer uma lista com os hábitos alimentares e de consumo, compreenda que, por trás de tudo isso, existe uma quantidade enorme de água usada e que não pode ser visualizada no produto final.

Este pensamento pode ajudar a definir quais são as prioridades e os padrões de consumo aplicados.

A Water Footprint Network é a organização internacional responsável pela criação de uma calculadora que mede a “pegada hídrica”, seja ela individual ou de um grupo. Esta ferramenta ajuda a identificar os pontos mais críticos e aquilo que poderia ser melhorado.

O consumo de carne, por exemplo, é algo que eleva muito a pegada hídrica, por todo o volume de água envolvido na cadeia de produção, desde pasto até o beneficiamento no frigorífico.

As análises também avaliam a quantidade de água domiciliar gasta diretamente em sua forma natural, ou seja, quantos litros são gastos no banho, na escovação dos dentes, descarga, louça, limpeza do quintal, carro, entre outras coisas.

Clique aqui para fazer o teste e verificar o tamanho da sua pegada hídrica. Se você tiver dificuldade com o inglês abra o link com o navegador Chrome e mande traduzir para o português.

Deixe um comentário simpático neste artigo: