Água em ‘buraco negro’ para encher 140 trilhões de oceanos na Terra

 
Vapor de água em buraco negro

FONTE INFINITA DE H2O

Do blog ECOnsciência

Se todos os oceanos da Terra têm água pra dedéu  — algo como 1 bilhão 332 milhões de quilômetros cúbicos de água — imagine um corpo celeste descomunal com capacidade para, em teoria, encher os nossos mares 140.000.000.000.000 de vezes. Isto significa a bagatela de 1,3 bilhão de km³ de H2O multiplicado por 140 trilhões.

Pois foi esta a estonteante descoberta de duas equipes de astrônomos, revelando o que seria o maior e mais distante reservatório de água já detectado pela Humanidade. A nuvem em forma de gelo está servindo de combustível para um buraco-negro em expansão, dando origem a um Quasar.

Quasar é um enorme buraco negro sendo constantemente alimentado por um imenso disco de poeira e gás, gerando energia no processo. No caso do APM0827+5255, a transformação dessa nuvem resulta em um jato de vapor que se estende por centenas de anos-luz de distância.

A descoberta foi feita em conjunto pelo Observatório Submilimeter no Havaí e pelo Plateu de Bure nos Alpes franceses. Há tempos que astrônomos defendem a teoria de que a água esteve presente na formação do universo, mas esta seria a primeira vez que a existência de H2O é comprovada em lugares tão distantes e antigos, já que a observação feita agora remete ao que aconteceu há 12 bilhões de anos.

Via TecMundo

* * *

Blog ECOnsciência Inovadora


3 comentários em “Água em ‘buraco negro’ para encher 140 trilhões de oceanos na Terra

  • 30 de abril de 2015 em 08:31
    Permalink

    Sou radialista na Rádio Educadora AM na cidade de Caetité e achei bastante interessante a matéria sobre a existência de água nas mais distantes esferas do cosmo.

    Resposta
  • 29 de novembro de 2014 em 01:37
    Permalink

    Manda essa água pra São Paulo!

    Resposta
  • 26 de julho de 2011 em 14:08
    Permalink

    Tudo isso só faz deixar meu ego piquititiiiiiiiiiinho…….

    Resposta

Deixe um comentário simpático neste artigo: