Acredite se quiser: empresa diz que tira gasolina do ar que respiramos

Novos biocombustíveis

SÍNTESE DE DIÓXIDO DE CARBONO COM VAPOR D’ÁGUA

Do blog ECOnsciência

Gasolina produzida a partir do ar que respiramos teria sido produzida por uma empresa britânica chamada Air Fuel Synthesis Ltd.

Difícil imaginar, mas com certeza a descoberta representaria uma guinada radical nas questões ambientais que tanto preocupam o planeta.

Além do mais, aponta um avanço científico enorme que poderia acabar com a dependência da humanidade por combustíveis fósseis.

A síntese da gasolina utilizando ar ocorreu na cidade industrial Stockton-on-Tees, na Inglaterra.

A empresa afirma ter produzido 5 litros de gasolina desde agosto desse ano, usando uma pequena refinaria que sintetiza o combustível utilizando dióxido de carbono e vapor de água.

Tudo pode nem ser tão absurso assim, pois especialistas em petróleo aplaudiram a incrível descoberta.

Embora a empresa esteja fazendo os últimos ajustes e necessite utilizar energia elétrica para o processo, acredita-se que eventualmente será possível produzir a gasolina usando 100% de fontes renováveis.

Como produzir gasolina de ar

Os empresários esperam construir, dentro de dois anos, uma planta de uma fábrica em escala industrial para produzir centenas de toneladas por dia e expandir a produção de combustível.

Peter Harrison, executivo-chefe da AFS, revelou a descoberta em uma conferência do Instituto de Engenheiros Mecânicos em Londres.

E arrisca no prognóstico de produzir a gasolina através de fontes renováveis até o final de 2014.

Dentro dos próximos 15 anos a empresa irá procurar uma refinaria de escala monumental para uma parceria.

“Você tem o potencial de mudar a economia de um país se pode produzir seu próprio combustível”, comentou Harrison ao britânico Daily Mail.

Com Jornal Ciência

Deixe um comentário interessante neste artigo: