A Grande Onda – obra de arte que dá um aperto no coração


Onda Kanagawa - pintura de prédio

O Chefe de Redação

Ninguém poderia imaginar que pudesse acontecer mas, diante da surpresa pela magnitude do trágico evento do tsunami consumado no Japão, resta ao mundo — impotente, admita-se — tirar a melhor lição possível dos acontecimentos.

Estes momentos de catarse coletiva servem ao menos como um estímulo para refletir, para ensinar e, acima de tudo, para aprender.

E é o que ultimanente as pessoas têm feito, professores e alunos de escolas, em particular, pelo que mostram os controles internos de tráfego da Matéria Incógnita.

As buscas que culminam em acessos ao blog chegam através de centenas, milhares de palavras-chave combinadas com terremoto, tsunami e Japão.

Mas chama a atenção a incidência constante dos termos Grande, Onda, Kanagawa e Hokusai — relativos a uma das mais expressivas e conhecidas manifestações da arte pictórica oriental.

Grande Onda Pintura Parede

Com a curiosidade aguçada pelos visitantes, acabamos por mergulhar ao acaso nos buscadores para descobrir que A Grande Onda de Kanagawa é copiada massivamente não apenas para uso em quadros ou ilustrações decorativas de interiores como também em enormes fachadas de prédios e outras construções pelo mundo afora.

Seja na forma de pinturas ou graffitis, a famosa xilogravura do mestre japonês Hokusai — publicada em 1830 e que mostra um barco de pescadores enfrentando o mar em fúria, tendo o monte Fuji ao fundo — chega ao requinte de ser reproduzida num painel em 3D numa butique de calças jeans.

Publicidade com Tsunami

Estas imagens, em geral, são encontradas sem muitas referências em álbuns de sites de compartilhamento de fotos, em sua maioria registros de viagens a turismo.

Assim, ficamos sem saber exatamente o que leva um artista de rua — da Irlanda do Norte, por exemplo — a dedicar dias de trabalho pendurado num andaime para reproduzir um tipo de arte que não tem nada a ver com a sua realidade ou cultura.

Não deixa de ser curioso. Pelo menos onde as grandes ondas existirem serão a partir de agora vistas não só de relance, mas admiradas com muito mais atenção, respeito e, certamente, uma pontada no coração.

Decoração exterior Kanagawa

Painel de parede - Tsunami

Graffiti de Tsunami

Tsunami - Hokusai

Kanagawa - Hokusai

Pintura em parede

Grande Onda Hokusai

* * *

O Chefe de Redação

2 comentários em “A Grande Onda – obra de arte que dá um aperto no coração

Deixe um comentário interessante neste artigo: