A ‘calçada de gigantes’ numa praia da Irlanda do Norte

Giant's Causeway na Irlanda do Norte

ROCHAS EM FORMA DE LÁPIS

Do blog ECOnsciência

Depois que passar a onda de frio siberiano que aflige várias regiões da Europa, com temperaturas de até -30 °C, quem sabe dá para o turista brasileiro que se aventurar para os lados da Irlanda do Norte chegar a conhecer estas incríveis formações rochosas chamadas de a Calçada dos Gigantes.

Giant’s Causeway, em inglês é a designação dada a um conjunto de cerca de 40.000 colunas prismáticas de basalto, encaixadas como se formassem uma enorme calçada de pedras gigantescas, formadas pela disjunção prismática de uma grande massa de lava basáltica resultante de uma erupção vulcânica ocorrida há cerca de 60 milhões de anos.

A formação está localizada na costa da Irlanda do Norte, a cerca de 3 km ao norte da vila de Bushmills, no condado de Antrim, Irlanda do Norte. Foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1986 sob o nome de “Calçada dos Gigantes e sua Costa”, e como Reserva Natural em 1987.

Giant's Causeway na Irlanda do Norte

PEDRAS EM FORMA DE LÁPIS

A atividade vulcânica nessa área fez a rocha derretida subir através de fendas no calcário, com temperatura média de mais de 1000 °C. Quando entrou em contato com o ar, ela se resfriou e se solidificou.

A rocha derretida, ou magma, é composta por muitos elementos químicos e por isso pode criar vários tipos de rocha. O tipo de rocha formado na área do contexto em questão é o basalto. O magma se encolhia à medida que se resfriava lentamente e, por causa de sua composição química, fendas hexagonais regulares se formaram na superfície.

Enquanto o magma continuava a se resfriar por dentro, as fendas desciam gradualmente, formando a grande quantidade de colunas de basalto semelhantes a lápis.

Calçada dos Gigantes - Irlanda do Norte

A LENDA DO GIGANTE

Segundo uma lenda irlandesa, um gigante chamado Finn MacCool queria enfrentar numa luta um outro gigante escocês chamado Benandonner, mas havia um problema: não existia uma embarcação com tamanho suficiente para atravessar o mar e levar um ao encontro do outro.

A lenda diz que MacCool resolveu o contratempo construindo uma calçada que ligava os dois lados, usando enormes colunas de pedra. Benandonner aceitou o desafio e viajou pela calçada ate à Irlanda. Ele era mais forte e maior do que MacCool.

Percebendo isso a esposa de Finn MacCool, de forma muito perspicaz decidiu vestir seu marido gigante como um bebê. Quando Benandonner chegou à casa dos dois e viu o bebê, pensou: “Se o bebé deste tamanho, imagine-se o pai!”, e fugiu correndo de volta para a Escócia.

Para ter certeza de que não seria perseguido por Finn MacCool destruiu a estrada enquanto corria, restando apenas as pedras que agora formam a Calçada dos Gigantes.

Com informações da Wikipédia. Veja mais fotos de rochas espetaculares aqui.

Deixe um comentário simpático neste artigo: