27º Salão do Automóvel 2012 mostra o Brasil na elite da indústria

Salão do Automóvel São Paulo 2012

MÁQUINAS DE TIRAR O FÔLEGO

Do blog HotGaragem

Na sinceridade: quem, há pouco mais de 10 anos, poderia imaginar uma coisa dessas? Pois então, o Brasil entrou definitivamente na elite da indústria automobilística, pelo menos em volume de vendas.

E o 27º Salão do Automóvel 2012 mostrou no seu primeiro dia — para a imprensa vuduzeira –, que agora também está na lista das principais exposições do mundo. Deve ter jornalista cortando os pulsos!

Enfim, dirigentes internacionais e discursos otimistas, muitos deles em inglês, mostraram que as montadoras estão reconhecendo a importância do mercado brasileiro.

Com isso, o Salão deixa de ser apenas um evento para mostrar carros que já foram apresentados em outros países, para dar um passo mais à frente.

Para quem acompanha de perto a indústria automobilística, não há muita novidade, mas muitos carros lançados recentemente, que ainda não têm presença nas ruas, certamente vão atrair a atenção do visitante.

As montadoras apresentam tecnologia e produtos voltados para a defesa do meio ambiente.

A Nissan apresentou um protótipo construído no Brasil, o Ex Tream, um utilitário esportivo pequeno, do tipo cross over. E a Volkswagen mostrou um carro conceito semelhante, o Taigun.

Ambos são típicos do gosto do consumidor brasileiro, seguem na linha do pioneiro Ecosport, os cross urbanos.

Já a Toyota anunciou o início das vendas para janeiro do Prius, o seu carro híbrido que já vendeu quase três milhões de unidades em vários países.

O retrato da conquista da “maioridade” da exposição brasileira podia ser representada pela visita despretensiosa de Giorgetto Giugiaro, circulando pelos stands.

O cara, para quem nunca ouviu falar, que é nada menos do que o maior dos designers de automóveis do mundo, responsável pela produção de verdadeiras obras de arte sobre rodas.

À indústria falta agora ser líder em qualidade.

Ao Salão falta um centro de exposições digno de uma das maiores exposições do mundo.

Se você for ao Anhembi, use bermudas, sandálias e leve um ventilador portátil, para amenizar o calor, principalmente se você sair bem na foto com uma das “máquinas” expostas nos stands.

Com O Mundo em Movimento

Deixe um comentário simpático neste artigo: