21ª Feira Nacional de Artesanato – o Brasil feito à mão

21ª Feira Nacional de Artesanato em Belo Horizonte - Minas Gerais

Do Blog A Cachaça da Happy Hour

Será realizada entre os dias 23 e 28 de novembro, a 21ª edição da Feira Nacional de Artesanato, no centro de exposições Expominas, de Belo Horizonte, Minas Gerais. Cerca de 8 mil expositores vão apresentar os seus produtos para cerca de 150 compradores internacionais, oriundos principalmente dos EUA e da Europa.

A intenção dos organizadores do evento, já tradicional no calendário brasileiro, é consolidar o nosso artesanato como produto de exportação, levando para todos os cantos do mundo as cores, formas e as matérias-primas únicas do Brasil. Os negócios com clientes estrangeiros devem gerar cerca de 3 milhões de dólares em contratos no decorrer dos próximos 12 meses.

Entre os produtos mais procurados para exportação estão os objetos de decoração e utilitários em pedra sabão, bijuterias e acessórios de vestuário e uso pessoal.

Pesquisa da Vox Populi, realizada em 2009, mostra que vender para outros países é um ótimo negócio. O artesão que exporta teve um faturamento de R$ 12 mil contra R$ 8.500 entre os que só vendem para o mercado nacional, ou seja, lucro 41% maior. Além disso, quem vende para o exterior emprega cerca de 30% a mais de mão-de-obra, são em média 7 funcionários contra 5,3 de quem não vende para o mercado externo.

Veja toda a programação no site oficial da FNA.

* * *

Blog da Nívia de Oliveira Castro

Deixe um comentário simpático neste artigo: