1º congresso de fotografia de nu e sensual do Brasil será em setembro

NU PHOTO CONFERENCE

Câmera na mão, olhar ávido, personagem em cena… o mergulho na origem da nossa própria história.

A fotografia é a arte que revela a alma das pessoas. Diante das lentes, o ser humano, num primeiro momento, reage num movimento de contração, de timidez, de vergonha, como se aquele olhar de vidro pudesse ver o que nenhum olho humano consegue ver.

Na verdade, a lente é um extensor da nossa capacidade de perceber o mundo de uma forma mais próxima e íntima, sem nenhum tipo de preconceito ou intenção. Apenas um olho que enxerga.

Congresso de Fotografia

O nu é uma das áreas mais inquietantes e instigantes da fotografia.

O nu e o sensual alimentam sonhos, fetiches e, literalmente, faz o ser humano despir-se de qualquer tipo de proteção para revelar de forma pura a sua essência.

É a criação divina exposta de maneira inocente e bela.

A história do nu começa com a própria história da humanidade: de Adão e Eva aos mestres da pintura e da escultura. E o contrário do que se imagina, a arte de fotografar o nu é tão antiga quando a fotografia.

Quando a fotografia começou a florescer, entre 1830 e 1840, sua principal função era retratar indivíduos. E diferente da pintura, apenas acessível aos nobres, a fotografia tornou-se comum entre todas as classes sociais. Assim, os fotógrafos perceberam que havia um mercado emergente.

A partir dessa percepção, surgiu a comercialização de fotografias que retratavam objetos, ruas, cidades, paisagens e, finalmente, o corpo sensual ou nu.

Por muitas vezes, o nu e o sensual foram confundidos com a vulgaridade. Mas a história tratou de colocar o nu como essência da arte.

Como definiu Ariano Cavalcanti de Paula:

“O corpo humano é a fonte de quase todas as inspirações. A nudez é sempre inquietante, instigadora e bela. Por isso o artista, seja na pintura, escultura, na dança ou fotografia, encontra no corpo nu uma profunda ligação com a pureza do ser. É a sensualidade que move a criação em todos os sentidos. É a sensualidade que evoca o amor, a paixão e a criação do homem.”

A criação do Nu Photo Conference, o primeiro congresso brasileiro especializado em fotografia de nu e sensual, é um marco na história da fotografia no Brasil.

Não há notícias de que em qualquer outra parte do planeta exista algo do gênero – um congresso exclusivo dedicado a fotografia de nu, com tamanha densidade e profundidade.

O objetivo é inovar e apresentar aos profissionais de fotografia um novo segmento de grande potencial artístico e econônico. Embora a fotografia de nu seja tão antiga quanto a história da própria fotografia, há inúmeras lacunas no mercado para serem preenchidas.

O Nu Photo Conference vai reunir, em São Paulo, fotógrafos e profissionais de imagem de todo o Brasil para um congresso único, para potencializar a criatividade e as técnicas para a produção, captação e direção de ensaios de nu e sensual.

Entre os palestrantes, os maiores especialistas do país, tanto do mercado editorial, quanto do artístico.

O Nu Photo Conference será realizado nos dias 19, 20 e 21 de setembro, no Teatro das Artes, Shopping Eldorado, em São Paulo, que oferece espaço para uma platéia de mais de 750 participantes.

Neste local será montada uma grande estrutura para mostrar, ao vivo, todos os recursos e possibilidades para a produção e captação de ensaios sensuais e nu.

Programação completa

Deixe um comentário simpático neste artigo: